Entāo gente, já faz uma semana que cheguei na Espanha e não postei nada sobre meu intercâmbio porque essa primeira semana foi uma correria danada. Bem, minha chegada na Espanha já começou complicada, minha mala havia sido extraviada, sim, minha mala foi mandada não sei pra onde. Na esperança de recuperar minha mala fiquei aproximadamente três horas no aeroporto tentando encontrá-la, mas infelizmente não consegui, aí fiz todo o procedimento de extravio de bagagem no aeroporto, que também levou um tempão porque havia muitas outras pessoas do ovo sem mala, a maioria de brasileiros. Eu estava com uma amiga minha e a mãe dela, viemos juntos de Recife, de quatro malas apenas uma não havia sido extraviada. Nós havíamos contratado um serviço de trasnfer que nos levaria até Toledo que fica a uns 50 minutos de Madri de carro. Tivemos que pegar 30 euros a mais pelo tempo que fizemos o motorista esperar, pois é, 30 EUROS!
Sem nossas malas fomos a Toledo, minha amiga e mãe dela ficaram em um hotel e eu fiquei em outro bem próximo do delas descobri depois porque o motorista do tranfer rodou a cidade toda procurando meu hostal e não encontrou, terminou que tive que andar uns 200 metros pra chegar no meu hostal, nisso eu já estava azul de fome prestes a desmaiar, estressado e sem minha mala. Pois bem, cheguei no meu hostel e só queria tomar um banho, comer, dormir e esperar pelo outro dia, que claro não seria menos complicado que o primeiro porque eu teria que começar a procurar um apartamento para mim e pessoas para dividir as despesas, tudo isso em quatro dias e em um lugar onde ninguém fala minha língua, com exceção da minha amiga e a mãe dela. Sim, estávamos numa situação complicada.
No dia seguinte a nossa chegada em Toledo nos programamos para ir ver o apartamento da minha amiga, que ela já havia combinado antes de chegar, e eu fui junto já para ir olhando apartamento pra mim. A primeira vista minha amiga não havia gostado do ap mas como ela havia pagado a fiança tudo indicaria que ela ficaria com ele. Aproveitei e falei com o dono do apartamento perguntando se ele não tinha outro para alugar e ele disse que tinha um, mas que não estava pronto e que havia uma pessoa interessada e que se essa pessoa não desse resposta eu poderia ficar com o apartamento. Pois bem, como não havia nada certo para mim continuei a pesquisar e anotar números de telefone e tirar foto de placas de alugueis por todo canto que passava. Durante os primeiros dias comemos sempre fora e chegamos a conclusão de quão cara são as coisas aqui, principalmente na parte histórica da cidade onde sempre há muitos turistas do mundo todo. Outra coisa que deve ser lembrada, eu moro no nordeste mas nunca senti tanto calor na minha vida como senti aqui nos primeiros dias, e o pior é que o ar estava muito seco o que contribuiu para que meus lábios ressecarem de uma forma que eu parecia estar com alguma doença labial, sério!
Bem, no terceiro dia fomos a universidade para dizer que havíamos chegado na cidade, lá preenchemos uns papéis, ganhamos uma mapa da cidade e eu por coincidência do destino conheci um peruano que também estava sem apartamento, ou melhor, ele estava no alojamento da universidade mas queria mudar porque estava pagando muito caro, então trocamos nossos contatos para que se um dois dois achasse um ap chamar o outro para dividir as despesas. Nesse dia ainda fomos ao shopping para comprarmos roupa porque nossas malas ainda não haviam sido encontradas e eu tinha apenas um par de roupa a mais. Nesse dia também pesquisamos chips de celular porque não tínhamos como se comunicar aqui com nossos chips brasileiros, terminei escolhendo a Vodafone, que foi a que considerei o melhor custo benefício.
Enquanto tentávamos resolver a questão da mala eis que a companhia área liga pro meu hostel para confirmar se eu estava hospedado no mesmo e confirmar o endereço de entrega da mala, porém o que aconteceu foi o seguinte, meu nome não estava completo no sistema do hostel então simplesmente o rapaz da recepção não confirmou minha hospedagem e então minha mala não seria enviada até que eu entrasse em contato com a empresa de entrega para confirmar o endereço do hostel e dizer que eu estava realmente hospedado lá, mas o problema é que não consegui falar com ninguém da companhia aérea. Entao foi que no quarto dia resolvi ir a Madri pegar minha mala. A principio eu iria com minha amiga e a mãe dela também porque a empresa havia ligado para o hotel dela também mas dizendo que havia encontrado apenas uma das duas malas, porém como no dia anterior ela havia fechado um apartamento para ela com outra menina brasileira, ela teve que comprar as coisas do apartamento e então decidiu ir as compras e eu fui a Madri sozinho buscar minha mala.
Essa parte de ter que ir a Madri serviu para mim como experiência, tirando o fato de que gastei dinheiro indo até lá, creio que foi bom para mim. Comprovei o fato de que o transporte público aqui é muito eficiente e rápido, gastei mais ou menos umas 5 horas para ir a Madri, pegar minha mala e voltar para Toledo, ou seja, foi muito rápido. Quando cheguei fui direto pro meu hostel, do qual eu já havia fechado minha conta antes de ir a Madri, fiquei na recepção esperando que minhas amigas retornassem do shopping para que eu pudesse guardar minha mala no ap delas. Nesse meio tempo resolvi encontrar outra amiga da minha faculdade que estava hospedada em outro hostel bem próximo do que eu havia ficado, fui até lá e fiquei aguardando. Ela depois me ajudou com as malas até o apartamento das minhas amigas. Beleza, levei minhas malas e dormi lá nessa noite porque no dia seguinte eu iria finalmente para meu apartamento, que sim, o dono havia confirmado que eu ficaria com o ap e que só estava faltando alguns ajustes no apartamento mas que o principal já estava tudo pronto. Então no dia seguinte falei com meu companheiro de apartamento, o peruano, e fechamos o contrato. O apartamento é muito bom e bem localizado, dar pra ir andando tranqüilamente até minha universidade, o único problema era que eu teria que comprar todos os utensílios de casa como talheres, pratos, produtos de limpeza e um monte de coisa que uma casa precisa ter, pois é, a partir dai comecei a sentir a experiência de viver sozinho e ter que providenciar tudo. Ah, tive que comprar uma sanduicheira, porque todo estudante de intercâmbio que se presa come um misto com leite no café da manhã.
No dia seguinte fui ao shopping comprar todas as coisas de casa, fui a uma loja que aqui é como wall-mart americano, uma loja que tem de tudo, de alimentação a coisas de jardim, tem de tudo nessa loja, sério mesmo! Então comprei tudo que juguei necessário sempre olhando o menor preço claro, até porque né gente aqui é euro e nem sempre uma coisa que parece ser barata a primeira vista realmente é barato, sempre é bom andar com um aplicativo no celular em que você possa fazer a convenção da moeda pra ver quanto realmente está gastando, mas também não exagere convertendo tudo que vai comprar porque senão você não vai se divertir, na Europa as coisas não são baratas mas ainda sim os preços são melhores que no Brasil, e como em qualquer lugar do mundo sempre pesquise preços. Então, depois fazer as compras voltei ao meu ap e só quando comecei a guardar as coisas percebi que havia esquecido algumas coisas, normal pra quem acabou de começar a viver sozinho. Sem maiores problemas anotei o que estava faltando e no dia seguinte iria comprar num mercado perto do meu ap que também tem de tudo por um bom preço, então no sábado fui comprar o que estava faltando, deixei as coisas no apartamento e fui a praça da prefeitura pegar o sinal do wi-fi para falar com minha família e responder as milhares de mensagens do povo do whatsapp. Já tenho um chip com número espanhol e um plano de internet mas sempre que posso procuro sinal de wi-fi para não gastar meus créditos, e como aqui você sempre encontra internet gratuita vou procurando lugares perto do meu apartamento em que eu possa usufruir de internet grátis hehe.
Com tudo encaminhado decidimos no domingo começar a turistar pela cidade, eu já estava a uma semana e não conhecia os principais pontos turísticos da cidade, pois é, já estava mais do que na hora de comercarmos a passear pela cidade, que por sinal é muito bonita. Toledo é uma cidade histórica, não vou falar a história da cidade aqui mas você pode conferir um pequeno resumo AQUI. Em Toledo você encontra templos religiosos de várias religiões destintas, igrejas, monasterios, sinagogas e mesquitas. Tiramos o domingo para conhecermos dois templos religiosos e fazer um city tur pela cidade, a noite saímos para jantar num restaurante muito agradável e com uma comida muito boa também. Foi um dia de domingo muito agradável.
Na segunda tiramos o dia para conhecer outras igrejas e conhecemos a catedral da cidade que é uma beleza a parte, depois farei um post sobre essa bela construção da cidade que levou séculos para ser construída. Também fomos conhecer mais do nosso bairro, que é um bairro judeu super agradável que tem uma rua cheia de lojas onde você pode comprar lembranças de Toledo. A noite eu e mais duas amigas fomos a um barzinho e lá conhecemos muitas pessoas, outros intercambistas brasileiros e também intercambistas de toda parte do mundo, foi bem legal. Depois do barzinho fomos a uma boate na parte baixa da cidade, todos se divertiram muito. Os brasileiros foram um show a parte kkkk fomos os últimos a sair da boate.
Bem estou escrevendo isso na terça, e tudo isso e mais um pouco aconteceu nessa primeira semana minha aqui em Toledo. Todos os dias vivo novas experiências e aprendo mais, inclusive agora que minha vida aqui está se ajustando começo a sentir um pouco de saudades de casa, da minha família, dos meus amigos. Sei que em certo momento vou conseguir administrar isso, mas sei que esse primeiro mês vai ser um pouco difícil mas que sei que é passageiro. Devo lembrar que a coisa da qual estou sentindo falta desde que cheguei é da comida brasileira, gente, as pessoas aqui comem mal e comem pouco, tá que eu nunca fui de comer muito nem bem por sinal, mas putz ainda sim eu comia melhor no Brasil. As comidas brasileiras e principalmente a comida nordestina é muito boa. Mãe cadê meu cuscuz, minha macacheira??
Então galera, agora que está tudo mais em ordem voltarei a postar mais coisas no blog, em breve estarei mandando fotos e vídeos desses meus primeiros dias por aqui.
¡Hasta luego!