Pra quem assim como eu é fascinado por viajar no tempo fiz uma lista com dez destinos para quem é amante de história. Culturas milenares, piramides e cidades antigas, a lista inclui lugares dos quatro cantos do mundo.
Antiga Roma |
Vamos lá:
1- Machu Picchu, Peru
O ar de mistério e heroísmo rodeia essa cidade dos tempos dos Incas, situada entre os penhascos das montanhas de Machu Picchu e Huayna Picchu, tem sido um lugar coberto de muitas lendas desde seu descobrimento no começo do seculo XX.
Trata-se de uma vila de pedras, onde você pode encontrar varias edificações religiosas e casas nobres o que indica que ali tenha sido um lugar em que viviam as classes mais nobres da época. Quando os espanhóis conquistaram a cidade de Cuzco vários incas buscaram refugio em Machu Picchu, erguendo ali o ultimo ponto de resistência.
Sua história, juntamente com todo o cenário natural que rodeia, fez de Machu Picchu um dos destinos mais famosos do mundo. Se você tiver tempo aconselha-se que complemente essa visita com a cidade de Cuzco juntamente com a lendária e conhecida trilha do caminho Inca.
2- Lalibela, Etiopía
Etiopía é um tesouro histórico que está atualmente bombando mundialmente, o numero de visitantes só aumenta a cada ano, mas são poucos que se aventuram em conhecer esse país que é o único da Africa que não foi colonizado pelos Europeus, fazendo da cultura desse lugar um ícone para todo o continente africano.
A joia da coroa etíope é a cidade de Lalibela. Erguida a 2600 metros a cima do nível do mar, entre inóspitas e inacessíveis montanhas, tem a particularidade de possuir uma grande quantidade de igrejas cristãs escavadas sobre as pedras. Na sua maioria foram construídas entre os seculos XI e XIII, tendo em vista que o cristianismo chegou a Etiopía no seculo IV.
3- Pirâmide de Gizé, Egito
A grande pirâmide de Gizé é a mais antiga das sete maravilhas do mundo antigo. Acredita-se que foi erguida em torno do ano 2570 a.c, por ordens do faraó Keops.
No entanto muitos se perguntam até hoje como foi o trabalho para erguer toda aquela magnifica estrutura naquela época. São mais de dois milhões de blocos de pedra que foram usados para construir essa obra de dimensões colossais. Você irá sentir um certo temor e respeito ao visitar as câmaras do rei e da rainha. A piramide é um simbolo da humanidade em meio a paisagem desértica do Egito.
4- Tikal, Guatemala
Quando uma pessoa se encontra situada na grande praça da fascinante cidade de pedra de Tikal, no coração da selva de Petén guatemalteca, se pergunta como a civilização Maia pode chegar a desaparecer. Grandes templos piramidais, largas avenidas que levam as casas mais nobres, grandes sistemas de reserva de água, campos de jogos e muitos outros edifícios que são apenas uma parte da imponente cidade que hoje, em parte, se encontra enterrada abaixo da selva.
Sua construção começou no século IV a.c porém seu período de apogeu foi entre o ano 200 e 900 da nossa era. Existem varias teorias sobre sua decadência e abandono, mas a maioria aponta que a razão foi uma mistura de super população com um período grande de seca.
É bem provável que os macacos aranha da região sejam seus companheiros de expedição. Natureza e história caminham juntas nesse maravilhoso lugar.
5- Stonhenge, Reino Unido
Contemporâneo de suas irmãs egípcias de formato piramidal, o famoso circulo de pedras de Stonehenge é considerado um dos monumentos mais antigos e conservados do mundo.
Além disso, o lugar não se reduz apenas ao icônico circulo que vemos sempre em varias fotos de livros de história, há também mais de 26 km quadrados que inclui avenidas, vilas, umas 350 tumbas e varias outras construções levantadas pelos homens que viveram no período Neolítico nas terras do sul da Inglaterra.
6- A Grande Muralha, China
A grande muralha de pedras levantada pelas dinastias chinesas para se proteger das invasões mongólicas. Segue sendo uma das obras mais surpreendentes feita pelo homem. Se você tiver a oportunidade de caminhar pelos seus vários quilômetros de extensão terá a satisfação de poder adentrar na história da mais antiga China.
7- Toledo, Espanha
Essa cidade da qual eu tive a oportunidade de viver por um ano é um dos centros da história medieval mais importantes da Espanha. O primeiro documento histórico sobre sua existência descreve Toledo como uma pequena cidade fortificada. É que a fortaleza sempre foi marca de sua história e que ainda hoje pode ser apreciada.
Ali você encontra as espadas de Toledo, mundialmente famosas, para quem não sabe os artigos medievais usados no filme Senhor dos Anéis foram produzidos por lá.
Toledo já foi a capital da Espanha na era gótica até 1560 quando passou a ser Madrid. Caminhar pelas ruas da cidade é como fazer uma viagem no tempo e aterrizar na idade média no melhor sentido da palavra.
8- Roma, Itália
O epicentro de um dos impérios mais conhecido, mais duradouros e maiores da história oferece ao viajante uma infinita coleção de monumentos que lhe transporta a uma outra era. Andar por roma é andar em um museu a céu aberto. O famoso coliseu, o fórum romano e o Vaticano são exemplos de lugares que você poderia levar semanas para conhecer completamente todos os segredos da cidade com mais história do mundo.
9- Petra, Jordânia
Conhecida como a cidade rosa foi a capital do reino Nabateo e permaneceu oculta aos olhos do mundo ocidental até o século XIX. Fundada no século VIII a.c pelos edomitas, foram os Nabateos os que fizeram prosperar graças a situação estratégica comercial que ocupava na rota das caravanas que comercializavam incenso, e outras especiarias de luxo.
Assusta a forma em que seus edifícios principais estão esculpidos em uma rocha que podia ser facilmente moldada. Localizada em meio a uma paisagem desértica encanta aos viajantes que buscam algo mais que história.
10- Templos de Angkor, Camboja
Devorados pela frondosa selva se encontram os templos budistas que são a prova viva do domínio e grandiosidade da dinastia asiática dos Khmer. Angkor foi levantada no seculo XII e dizem estudiosos que chegou a abrigar uma população de quase meio milhão de pessoas em seus mais de 200 quilômetros quadrados.
A melhor forma de visitar as dezenas de templos de todos os tamanhos é chegar perto da cidade de Siem Riep e alugar uma moto ou se preferir comprar um dos pacotes com guia turístico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário